(+351) 224.037.364 info@alkaline-care.pt
Descubra os benefícios
A Importância para a Saúde
Tabela de Alimentos

A Importância para a Saúde

Para contextualizar a sua importância é preciso referir que, desde o início do século XX que cientistas de renome como Otto Warburg, Prémio Nobel de Medicina e Fisiologia (1931) pelo seu trabalho sobre o processo de respiração celular “The oxigen transferrin ferment of respiration“, defendeu que onde houver acidez ou acidose irá haver uma má oxigenação celular e onde houver pouco oxigénio existirá acidez. Esta investigação serviu de base para a sua teoria sobre a origem do cancro.

Em 1937, Albert Szent-Györgyi, prémio Nobel por descobrir a vitamina C, disse a famosa frase:

O corpo é alcalino por natureza, mas as suas funções e metabolismo são acidificantes.
O que significa que, por um lado, um organismo a funcionar correctamente deve ser ligeiramente alcalino e, portanto, precisa de um combustível alcalino que é necessário obter dos alimentos, água e oxigénio que respira. E, por outro, todas as células do corpo estão constantemente a remover grandes quantidades de resíduos tóxicos ou metabólitos ácidos para serem expulsos através da urina, fezes, respiração e transpiração.

Até aqui tudo é perfeitamente normal, e como muitos referem não nos deveríamos preocupar com isto, uma vez que o próprio corpo tenta regular-se naturalmente. E o certo é que é verdade. Mas o problema é que actualmente, devido ao nosso estilo de vida stressado e não natural, com a ingestão de alimentos processados, uma dieta mal equilibrada, acidificante e cheia de aditivos, combinada com pouco exercício e pouco contacto com a natureza, a balança desequilibra-se facilmente para o lado ácido, com tudo o que isso implica. Um terreno ácido e com pouco oxigénio predispõe-se a sofrer de qualquer doença, mal-estar e / ou desconforto físico e emocional.

Em outubro de 2009, um estudo realizado pela prestigiosa Universidade de Cambridge, denominado “A Acidose Induzida pela Dieta: É Real e Clinicamente Relevante?” foi publicado no respeitado British Journal of Nutrition com a seguinte declaração:

A investigação disponível demonstra de forma convincente que a acidose induzida pela dieta é um fenómeno real, e tem um efeito fisiopatológico clinicamente significativo a longo prazo, que deve ser reconhecido e potencialmente combatido por meios dietéticos.”
É importante referir que existem vários estudos científicos realizados em universidades de prestígio, como o caso mencionado, onde é destaca a ligação direta entre a alimentação e saúde, bem como a necessidade do equilíbrio do pH para a saúde.

Em qualquer caso, é importante dizer que a dieta alcalina é mais do que uma dieta, é realmente um estilo de vida que inclui não só uma alimentação adequada para manter o equilíbrio do pH, mas também o equilíbrio das emoções e gestão adequada do stress, o exercício físico, descanso suficiente, etc.

Descubra quais alimentos são alcalinizantes e que são acidificantes

Follow by Email
Facebook
Facebook
Instagram